sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Berté - Fotos Família I

     

UM ENIGMA

      Todas as fotos que possuo da Família Berté fazem parte da Caixa de Fotos deixadas por meus avôs paternos Fidencio Berté e Dosolina Davi. São poucas, mas para mim sempre foram como um pequeno tesouro, a melhor das heranças. Algumas eu já publiquei, ainda restam outras, e entre elas existem 04 fotos que eu nunca consegui identificar. Publico essas fotos na esperança que alguém possa me ajudar a reconhecer estes entes queridos, que por algum motivo permaneceram entre os guardados dos meus.
    

Atrás desta esta escrito: Foto Alessandrina...Milano..  24  Alessandria.

La giacca è italiana ma p
uò anche essere una giacca italiana data in dotazione a reparti di prigionieri o di rientrati dai vari fronti post guerra.




Atrás desta esta escrito: Premiato Stabilimento Fotografico L Chiesura  Rovereto.



Penso que essa possa ser uma foto de Domenica Appolonia Cipriani (1820 - 1892) , mãe de Giovani Battista Antonio Berté (1857-1937).





La divisa è dei Tiroler Kaiserjäger. La coccarda conteatristingue la specialita da tiratore. Inoltre è anche capo tiro perché se notate esce dalla giacca il fischietto che veniva usato nel momento dei tiri.






     

Gostaria aqui de deixar o meu agradecimento a Milena Campos pelo trabalho de restauro das fotos.