segunda-feira, 7 de maio de 2012

Família BERTÉ - Genealogia V - complementação


Família BERTÉ 



Genealogia V - Giovanni Antonio Berté - Terceiro Matrimonio


     A pesquisa nos faz aprender que nem tudo que pensamos ser verdade esta correto. Nestes anos muitas vezes me deparei com fatos que se ditos sem a devida comprovação pareceriam impossíveis, mas a busca da veracidade me levou a desvendar esses conflitos de informação. E como saber qual é o correto? Diversas vezes me deparei com anotações, seja em Livros de Transmissão dos Tabelionatos, em Inventários e em outros documentos oficiais que me faziam rever nomes, datas ou fatos por mim já encerrados. Jamais deixei de buscar a exatidão de minhas anotações e se em algum momento constato o erro procuro corrigi-lo.
     Na tentativa de elucidar e necessitando eliminar as dúvidas, e frente a crítica sofrida por um dos descendentes de Giovanni Antonio Berté e de Luigia Francesca Ferrari, escrevi a Paróquia de Pilcante, a fim de comprovar o terceiro matrimonio desde com Bernardina Berté.
     Como resposta do Pároco e a seu pedido recebi a seguinte correspondência:



"Gentil Signora Elisabeth Cristina Bertè.
Il Parroco di Pilcante di Ala, don Giuseppe Soini, mi ha incaricato di inviarLe il certificato di matrimonio da Lei richiesto.
Spero di poter soddisfare la sua richiesta,
Giovanni Antonio Bertè (contadino di Chizzola di Ala, paese distante 5 chilometri da Pilcante) era figlio di Antonio Bertè e della fu (cioè defunta) Margherita Morar e si sposò che aveva 37 anni con Bernardina Bertè (di 20 anni), figlia di Giuseppe Bertè e della fu (cioè defunta) Francesca Forelli.
Queste sono le uniche notizie che ho trovato nel Libro dei matrimoni presso la Parrocchia di Pilcante.
Cordiali saluti.
Anche a nome del parroco Le porgo cordiali saluti."